Censura ao anarquismo e antifa no Facebook
A imagem mostra o seguinte texto: "Facebook censorship: protecting you from reality". (Tradução: "Censura do Facebook: te progetendo da realidade").
O Facebook começa a censurar páginas anarquistas e antifascistas devido a uma pressão do governo dos EUA.
O argumento é que está havendo a proibição de páginas nazistas, e por isso seria coerente banir as páginas da extrema esquerda, tudo agrupado como "organizações perigosas".
O interessante desse argumento é a equalização do anarquismo com terrorismo, como um discurso radical e destruidor por parte de Donald Trump. Como uma corporação estadunidense de grande poder, o site obedece a sanha censora do império. Páginas como Crimethinc, It's Going Down e outras foram apagadas.
Não é novidade que o anarquismo é o primeiro a ser censurado em meios de comunicação. Nos bastidores da história, a perseguição política e física à militância anarquista antecede à perseguição de outros grupos mais atados ao discurso estatal.
Nos EUA (como no Brasil), ser anarquista já foi motivo de execuções e censuras violentas (mesmo quando ser comunista, por exemplo, não foi). O enrijecimento do discurso nesse nível não pode ser considerado algo leve, pois a censura à imprensa operária na história antecede à repressão e assassinatos.
Mas uma coisa eles acertaram: somos nós que representamos perigo real ao poder e seus apêndices. Somos nós que seremos seus algozes.
Comentários
Postar um comentário